Fechar busca

Digite o nome do produto

Digite o nome do produto e toque em Ir ou selecione um produto da lista.
R$ 0,00

Meu Carrinho

Indique amigos e ganhe créditos em nossa loja!

 

Quando o assunto é câncer de mama, muitas mulheres se preocupam com o histórico familiar — e não está errado! Porém, o câncer de mama hereditário representa apenas entre 5% e 10% dos casos da doença. Por outro lado, uma alimentação inadequada associada ao sedentarismo e à obesidade aumenta o risco de câncer de mama em 40%.

 

Logo, além dos exames periódicos que as mulheres devem realizar, cuidar da alimentação e de outros hábitos de vida faz parte da prevenção contra o câncer de mama. Mas, afinal, quais Alimentos devem ser incluídos na dieta para evitar a doença? E quais devem ser excluídos?

 

Co a leitura para solucionar essas e outras dúvidas e entender de vez a relação entre alimentação e câncer de mama!

 

O câncer de mama é uma doença multifatorial

 

Para começar, é importante esclarecer que o câncer de mama não possui uma única causa. Além dos fatores internos, como hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas, existem inúmeros fatores externos que podem aumentar ou diminuir o risco de desenvolver a doença.

 

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), entre 80% e 90% dos casos de câncer estão associados a causas externas, ou seja, a fatores ambientais e hábitos de vida. Falando especificamente sobre o câncer de mama, os hábitos de vida que representam maior risco para o desenvolvimento da doença são: má alimentação, sobrepeso, sedentarismo, tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas.

 

Alimentação como fator de proteção para o câncer de mama

 

Não existe receita ou alimento milagroso. Para fazer da alimentação uma aliada na prevenção do câncer de mama, basta dar preferência para os alimentos in natura e alimentos minimamente processados (aqueles que preservam características fundamentais do alimento natural, como o tradicional arroz com feijão).

 

Frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, sementes e nozes estão na lista dos alimentos que protegem contra o câncer (não só de mama!) e ajudam na manutenção do peso — o que também é fundamental para a prevenção da doença, já que o excesso de gordura corporal representa um fator de risco.

 

Alimentação como fator de risco para o câncer de mama

 

Já no topo da lista dos alimentos que aumentam a chance de desenvolver câncer de mama (e outros tipos de cânceres), estão os ultraprocessados: salgadinhos, refrigerantes, biscoitos, temperos prontos, lasanhas congeladas e tantos outros já conhecidos como vilões da nossa saúde.

 

Essa é uma categoria de alimentos ricos em aditivos químicos, gorduras, sódio, amidos ou açúcares, cujo consumo também está relacionado ao sobrepeso — que, como já vimos, é fator de risco para o desenvolvimento de câncer de mama.

 

Portanto, uma alimentação variada e rica em alimentos in natura e minimamente processados tem grande potencial na prevenção contra o câncer de mama. Se for aliada à prática de atividade física, melhor ainda!

 

Agora que você já sabe qual é a relação entre alimentação e câncer de mama, continue a visita em nosso blog e confira nossos outros conteúdos sobre saúde e alimentação!