Toc-toc! Ouviu isso? É 2025 batendo na sua porta. Se você é do tipo de pessoa que sempre coloca no papel seus sonhos e objetivos para o próximo ano, saiba que você não está só: 41% dos brasileiros costumam fazer listas de resoluções de Ano Novo.
A Apesar das listas de resoluções serem extremamente pessoais e dependerem do contexto de vida de cada um, algumas coisas não podem ficar de fora delas — por exemplo, reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados. Afinal, o consumo desse tipo de alimento prejudica a saúde e, com a saúde debilitada, não é possível cumprir as outras metas, sejam quais forem elas.
Quer descobrir que outras resoluções de Ano Novo você não pode deixar de incluir na sua lista? Continue a leitura!
1. Aumentar o fortalecimento muscular
Uma coisa é fato: a perda de massa e força muscular está diretamente relacionada ao envelhecimento. Mas, o que muita gente não sabe, é que o enfraquecimento dos músculos pode começar já a partir dos 30 anos de idade!
Portanto, em 2025, é fundamental incluir na sua rotina exercícios que promovam o fortalecimento muscular. E se você já está aí pensando “poxa, mas detesto levantar peso na academia…”, saiba que a musculação não é a única opção: pilates, treinamento funcional, natação, calistenia e treinamento de alta intensidade (HIIT) são outros ótimos exemplos.
2. Reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados
Você já deve ter ouvido falar que os alimentos ultraprocessados (salgadinhos, refrigerantes, biscoitos, temperos prontos, lasanhas congeladas e tantos outros) são verdadeiros vilões da nossa saúde. Pois isso não é exagero!
Esses alimentos são ricos em aditivos químicos, gorduras, sódio, amidos ou açúcares e seu consumo está relacionado não só ao sobrepeso, mas também ao desenvolvimento de inúmeras doenças, como diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e câncer.
Então, já coloque aí na sua lista de resoluções de Ano Novo: dar preferência aos alimentos in natura e aos alimentos minimamente processados (aqueles que preservam características fundamentais do alimento natural, como o tradicional arroz com feijão).
3. Tomar sol
Enfraquecimento dos ossos, baixa imunidade, dificuldade para dormir, queda de cabelo, dores musculares, depressão... Esses são apenas alguns dos riscos que a falta de luz solar pode trazer à saúde.
Tomar sol é fundamental para a produção de vitamina D e prevenção de inúmeras doenças (incluindo osteoporose, diabetes, problemas cardíacos e algumas condições autoimunes). Por isso, é muito importante incluir esse hábito na sua rotina no próximo ano — com os devidos cuidados, é claro. Evite se expor ao sol no período das 10h às 16h e nunca se esqueça do protetor solar, ok?
4. Dormir melhor
Sabe aquela velha recomendação de dormir 8 horas por dia, sem interrupções? Pois ela nunca foi tão atual! Segundo pesquisa realizada pela Fiocruz, 72% dos brasileiros sofrem com distúrbios do sono, entre eles a insônia. Mas, afinal, por que dormir bem é tão importante?
É que, justamente durante o sono, nosso organismo exerce suas principais funções restauradoras, como crescimento muscular, síntese de proteínas, reparo dos tecidos e regulação do metabolismo — fatores essenciais para a saúde física e mental.
Se você tem dificuldade para dormir, experimente, no próximo ano, reduzir o uso de telas antes de se deitar, alimentar-se de forma mais leve à noite e deixar o quarto mais organizado e aconchegante.
5. Ter mais tempo livre
Quer fazer aquele tão sonhado curso no próximo ano? Curtir mais a família? Investir em um hobbie? Ler mais? Aprender coisas novas? Antes, você precisa se organizar para ganhar tempo no dia a dia e conseguir realizar suas metas.
Se você tem uma rotina corrida, uma ótima dica para 2025 é apostar em refeições saudáveis prontas. Imagine só não precisar ir ao mercado com tanta frequência, não precisar cozinhar e ainda ter muito menos louça para lavar!
Portanto, para cumprir suas resoluções de Ano Novo e viver de forma mais plena no próximo ano, é fundamental incluir na sua lista os objetivos de aumentar o fortalecimento muscular, reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados, tomar sol (com os devidos cuidados), dormir melhor e ter mais tempo livre.
Agora que você já sabe quais são as 5 coisas que não podem faltar na sua lista de resoluções de Ano Novo, continue a visita em nosso blog e confira nossos outros conteúdos sobre saúde e alimentação!