É comum notarmos um aumento de peso quando as temperaturas caem, não é mesmo? Os dias frios parecem pedir refeições mais calóricas e aconchegantes. Mas será que esse é o único motivo que nos leva a engordar no inverno?
Na verdade, o ganho de peso está relacionado a dois fatores: nosso comportamento alimentar e o funcionamento do corpo. Durante o frio, nosso organismo gasta mais energia para manter a temperatura corporal estável. Isso faz com que tenhamos mais fome e busquemos alimentos mais calóricos para suprir essa demanda energética.
Além disso, nos movimentamos menos no inverno. O clima frio nos leva a buscar o conforto do sofá em vez de praticar atividades físicas ao ar livre. A falta de exercício combinada com uma alimentação mais calórica pode resultar em um desequilíbrio entre as calorias consumidas e as calorias gastas, levando ao ganho de peso.
Então, como podemos evitar engordar no inverno? Continue a leitura para conferir 5 dicas práticas!
1. Mantenha uma alimentação equilibrada
Mesmo no inverno, é importante manter uma dieta balanceada, rica em nutrientes e com calorias adequadas às suas necessidades. Priorize alimentos naturais, como frutas, legumes, verduras, cereais, grãos e fontes de proteína magra.
2. Evite o excesso de calorias vazias
Durante o inverno, é comum recorrermos a alimentos calóricos mas pobres em nutrientes, como ultraprocessados, doces e frituras. Portanto, fuja deles! Nas refeições intermediárias, por exemplo, opte por frutas, castanhas, iogurtes naturais e snacks saudáveis.
3. Pratique atividade física
Mesmo com o clima frio, é importante manter-se ativo. Busque alternativas de exercícios em ambientes fechados, como academias, aulas de dança ou até mesmo em casa. A atividade física ajuda a queimar calorias, fortalecer os músculos e melhorar o humor.
4. Aproveite os alimentos da estação
O inverno oferece uma grande variedade de alimentos saudáveis e saborosos, como morango, kiwi, carambola, mexerica, mamão, caju, abóbora, mandioca, cenoura, rabanete, milho, pimentão, couve, brócolis, espinafre, alho-poró e rúcula. Alimentos da estação são mais suculentos, nutritivos e baratos.
5. Controle as porções
É fácil exagerar quando estamos com fome ou buscando conforto no inverno. Por isso, preste atenção no tamanho das porções, mastigue devagar e aproveite cada refeição. Outra dica excelente é apostar nas refeições ultracongeladas já porcionadas, que também ajudam a ganhar tempo no dia a dia.
Assim, com alguns cuidados e escolhas conscientes, é possível se manter ativo e saudável na estação mais fria do ano, sem ganhar aqueles quilinhos indesejáveis.
Agora que você já sabe o que fazer para não engordar no inverno, deixe sua rotina mais prática, saudável e aconchegante com nossa linha de caldos e cremes!